Madeiras Brasileiras 4
Agronegócios

Eucalípto clonado vira fonte de riqueza e é grande novidade no plantio, pois permite a reprodução de árvores com as mesmas características das originais 



Uma floresta de eucalíptos clonados - Fonte: Copagra

  Para quem é adepto às oportunidades do agronegócio e busca opções diferenciadas de plantio e rentabilidade, uma das opções é o cultivo do eucalipto. Vários produtores já aderiram a essa cultura e, na hora de adquirir as mudas para o plantio, muitos têm optado pelo eucalipto clonado, opção que traz as melhores características da árvore de forma mais segura. 
  O produtor Luciano Felipach plantou 30 alqueires de eucalipto, em sua propriedade, localizada em Terra Rica. Na fazenda há muitas árvores com idade de três anos, originárias de mudas clonadas que estão perto do primeiro corte. Se fosse do comum levaria alguns anos para efetuar o primeiro corte. 
  Ele explica que o grande benefício das mudas clonadas se observa na produtividade. “A produtividade com clone chega a ser o dobro”, afirma. Outra vantagem, segundo o produtor, é o tempo para o corte que, com relação ao plantio de eucalipto com semente, é bem menor. Outro importante fato para a escolha da muda de eucalipto clonada, é que a mesma atualmente já vem desenvolvida, sendo em muitos casos, mais resistentes a várias doenças e pragas, e também a geadas e ferrugem. 
  Na propriedade, na área consorciada com eucaliptos clonados e eucaliptos plantados na semente, a principal característica visível é a uniformidade no crescimento das árvores, além de outros fatores, como maior volume, menor tempo de colheita. “Observando a propriedade, afirmo com convicção que o melhor meio de plantio é utilizando mudas clonadas, de boa qualidade e de viveiros qualificados”, afirma Felipach, ressaltando que a boa escolha da muda de eucalipto é o principal passo para uma boa colheita. 

O potencial da região

  "O Noroeste do Paraná possui potencial fantástico para o cultivo do eucalipto: água, solo e localização estratégica, com a proximidade da divisa de três estados", afirma Jorge Luciano de Souza, técnico em agropecuária da Copagra. Segundo ele, o eucalipto possui diversas vantagens como a utilização da madeira para móveis, cerca, poste, serraria, carvão vegetal, geração de energia para a indústria de cerâmica, além da celulose e da fabricação de etanol. Souza explica que há também grande diversidade e de espécie da planta, que dependendo da tecnologia pode se adaptar a regiões diferentes. “Para quem tem interesse, consulte os técnicos da Cooperativa que agendamos visitas técnicas das propriedades produtoras”, explica Jorge Luciano, focando os cooperados. 

Especialista no plantio 

  Luciano Felipach é especialista no plantio de mudas clonadas de eucalipto. Ele conta com uma equipe de profissionais com vasta experiência em manejo de mudas de eucalipto. Os clones são obtidos de viveiros de São Paulo e Minas Gerais, e que garantem mudas altamente selecionadas, gerando aumento da produtividade.

Francisco Carlos Farias 
Jornalista ( DRT 0607-SC) 
Assessor de Comunicação Copagra

 

 

GRANDES MATÉRIAS
MUNDO SERTANEJO
NOSSOS HERÓIS
REVOLUCIONÁRIOS
ARTIGOS E CRÔNICAS
CLIPES E MÚSICAS
CONTOS
ESPECIAIS
HOME PAGE
 
 
 
 
 
 

 

Sergio Ferraz - Todos os direitos reservados